quarta-feira, 22 de julho de 2015

Oportunidades: o potencial da internet

Você sabe qual o real potencial da internet? Se esse tema te interessa neste artigo você receberá informações valiosas!




Sabia que desde os primórdios da civilização o comércio é utilizado como base de desenvolvimento dos povos ao redor do mundo? Pois é! Foi quando o homem deixou de ser um viajante e se estabeleceu em um único lugar que passou a existir os mercados, onde as pessoas adquiriam o que precisavam através de escambo, ou seja, da troca.

Com o surgimento das estradas, os comerciantes passaram a ir cada vez mais longe, satisfazer a necessidade de compra e venda. A partir disso, surgiram as navegações e com elas a descoberta de novas terras, novos continentes, inclusive o nosso.



Com este breve relato podemos perceber que um dia, bem lá atrás, já foi extremamente difícil esse processo de abastecimento. Sabemos também que de lá pra cá muita coisa mudou, muita mesmo! Indo direto ao ponto vamos ver como o surgimento da internet ajuda neste processo, mesmo com relativamente pouco tempo de existência ela ajuda o comércio (e não só ele) a levantar cifras altíssimas. Vejamos:



O maior benefício da internet é sem dúvidas a quantidade de gente que é possível atingir, estima-se que no mundo são mais de 3 bilhões de pessoas que estão conectadas e a tendência é que esse número cresça cada dia mais, principalmente devido ao fato de que mais de 4 bilhões de pessoas ainda não têm acesso a ela.

Óbvio que com um número tão alto de usuários a internet tornou-se o maior mercado da atualidade, estima-se que no ano passado (2014) o segmento e-commerce movimentou R$ 53,1 bilhões pelo mundo, um crescimento de 34,64% em relação ao ano anterior, o que enfatiza um crescimento rápido e constante.



A regra geral para se dar bem nesse mercado cada vez mais competitivo é proporcionar ao consumidor uma experiência cada vez melhor. Sabemos que é muito bom a quem consome poder comprar do conforto de sua casa ou de seu escritório, mas para que essa experiência seja boa de verdade é necessário, no mínimo, que a loja virtual tenha uma navegação ágil e simples e um sistema de pagamento seguro e confiável.

Para o empresário a internet é uma ótima aliada, sem sombra de dúvidas. Ela proporciona a criação de vínculo com o consumidor, a maioria das empresas hoje mantêm relação estreita com seus consumidores não só através de seus sites, mas também das redes sociais e isto acaba fazendo com que este tenha vontade de voltar a consumir o produto. Além disso proporciona que seu negócio esteja de “portas abertas” 24 horas e sem custo adicional para isso, aliás o baixo custo de manter operações na internet também é um ótimo atrativo.



Outra grande aposta da internet são os vídeos, hoje em dia já existem muitos criadores de conteúdo que dedicam suas vidas exclusivamente a produzi-los e estima-se que este número só cresça, as estimativas mostram que em 2017 cerca de 69% de todo o conteúdo da internet envolverá acessos e compartilhamentos de vídeos. Já fica aí a dica para começar a pensar como se dará a comunicação com o consumidor por meio destas plataformas.



E você já aproveita o potencial que a internet tem para a criação de algo na sua empresa? Conte nos comentários!


Leia também o artigo com dicas sobre ótimos lugares para se obter conhecimento na internet, basta clicar aqui! ;)


E se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais! De repente, pode ser útil para eles também! :) E fique a vontade para deixar seu feedback e contar suas experiências, dúvidas, sugestões... ;)



Até a próxima!