sábado, 17 de outubro de 2015

A importância do conhecimento e mais 8 super dicas de aprendizagem

Sem sombra de dúvidas conhecimento é algo muito importante, além de ser um bem que ninguém pode tirar de você! O acesso a informação hoje em dia é muito fácil, e este fato pode lhe ajudar na busca por ensino de qualidade! Veja 8 valiosas dicas neste artigo =)





O avanço da tecnologia deixou o mundo, digamos, rápido demais, atualmente as informações chegam a nós de forma absurdamente acelerada. Esse fato, como quase tudo na vida, tem seu lado bom e ruim.


Um dos lados ruins é que ter tanta informação e de forma tão rápida faz com que fiquemos constantemente estressados e um dos lados bons é que hoje podemos ter acesso a ensino de qualidade de forma muito fácil, isto é, na tela do nosso computador, smartphone, tablet etc.




No mundo moderno que vivemos você não tem desculpa pra falar que não sabe de algo, que não teve oportunidade de aprender. Isso é, se você tem fácil acesso à internet, basta ter vontade e você pode aprender qualquer coisa, exatamente, tudo o que você precisar ou achar importante saber.


Isso também explica porque o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente na hora da contratação. Ser fluente em inglês, por exemplo, que no passado era considerado um diferencial, hoje em dia não é mais, é mandatório, ou seja, obrigação mesmo.


Essa facilidade com que a informação transita deixou o mundo assim, “global demais” e como dizem: o mundo fala inglês. E isto é fato, se você fala inglês, basicamente vai ser compreendido em qualquer parte do mundo. E como quem tem informação tem tudo, saber conversar com o resto do mundo faz com que as empresas se tornem muito mais competitivas.




Duas carências de ensino que muita gente no Brasil tem, que sempre ouvimos falar, tanto por parte de pessoas responsáveis pelo RH das empresas, tanto por pesquisas realizadas são: saber inglês e saber matemática. E sabe da novidade? Não precisa mais ser assim! Hoje em dia inglês e matemática podem ser aprendidos de forma gratuita, a internet oferece recursos mais que suficientes.


Eu, que hoje tenho 21 anos, ainda vivi a fase precária da internet. Aquela fase de internet discada, que você tinha que esperar a madrugada para conseguir usar e quando conseguia usar a internet o telefone não funcionava e sua mãe ficava louca (risos). Pois é, além de difícil de utilizar era lenta e o conteúdo oferecido na época era ainda precário.


Mas, para o bem de todos o boom da internet ocorreu de forma muito rápida e se você é adolescente ou jovem como eu hoje, pode se beneficiar disso adquirindo conhecimento. Obs.: crianças, adultos e idosos podem se beneficiar também, tem conteúdo para todo mundo, basta saber aproveitar!




E, um conselho para a vida, que deixo por experiência própria, que é para todos, mas principalmente para os alunos de escola pública (porque essa era a minha condição).



CONSELHO: Não acredite fielmente em seus professores, sempre busque mais conhecimento do que aquilo que te passam em sala de aula, estude além, de verdade, você não vai se arrepender! Por que digo isso? Exemplo: na escola eu sempre fui uma boa aluna em todas as matérias. Sério! O problema é que em dado momento da vida percebi que mesmo tendo sido boa aluna durante toda a vida o que eu aprendi era insuficiente.


Atualmente sou estudante de Economia e esta é uma graduação que envolve muito cálculo e em certo momento percebi que mesmo tendo sido boa aluna em Matemática a vida toda, tinha muita coisa que eu não sabia e que deveria já saber. O que tive que fazer? Além de estudar os conteúdos da faculdade, tenho ainda que estudar matemática e uso o YouTube para isso.


Mas, veja bem! Não condene o seu professor por isso, pelo contrário respeite-o sempre! Omitir conhecimento nunca é a intenção dele, acredite. E se você está ainda no ensino fundamental, médio, que seja... use essa condição a seu favor. Isto é, se você viu na internet algum conteúdo que achou interessante e teve alguma dúvida, converse com o seu professor, peça ajuda! Certeza que ele poderá te esclarecer ;)




Agora sem mais delongas quero apresentar algumas ferramentas de ensino na internet que considero excelentes, já me ajudaram bastante e o melhor são DE GRAÇA. É isso mesmo! Bom de mais para ser verdade? Não, não! Acorda e usufrui que é verdade mesmo.



Vamos lá! =)


1° Coursera: esta é uma das mais importantes plataformas de ensino online gratuitos do mundo. Foi criada por Universidades norte-americanas, mais especificadamente: Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania. Sentiu o nível né? E não pense que por ter sido criada por Universidades norte-americanas você só pode ter acesso se souber inglês, não! Desde 2013 os cursos vem sendo traduzidos, o que significa que você já pode fazer um curso da Stanford University e colocar no seu currículo, tendo certificado e tudo! Bom demais fala a verdade?! Além das americanas, a partir desse ano (2015), USP, Unicamp e a Fundação Lemann também estão disponibilizando conteúdos pra lá de valiosos.


Acesse e conheça: www.coursera.org
Observação: também existe o aplicativo “Coursera” para iPhone e Android.


2° Veduca: o Veduca é a versão brasileira do Coursera. Sim, brasileiros também produzem coisas muito boas, basta você querer conhecer. O propósito do Veduca é levar ensino superior de qualidade a qualquer pessoa que se disponha a aprender. Já percebeu a ótima intenção né? O Veduca tem cursos de Universidades brasileiras e do exterior também, algumas delas são: Unesp, USP, Unicamp, UnB, Harvard, Oxford, Yale. Também algumas intituições como Google e BM&FBovespa.


Acesse e conheça: www.veduca.com.br




3° FGV Ensino Médio Digital: se você está no ensino médio e pensa em prestar vestibulares esta é uma ótima plataforma de auxílio, ou se você apenas gostaria de reforçar conteúdos vistos em sala de aula, esse também é um bom lugar. A plataforma digital de ensino médio da Fundação Getúlio Vargas é completa, tem todo o conteúdo do ensino médio, passado de forma bem dinâmica e ainda conta com um enorme acervo de questões do ENEM. Com certeza pode te ajudar muito nos estudos.


Acesse e conheça: www.ensinomediodigital.fgv.br


4° FGV Online: já que estamos falando de FGV, esta também possui uma plataforma com diversos cursos de aperfeiçoamento e muitos destes gratuitos. Cursos na área de Gestão Financeira, de Projetos, Marketing, Direito e outras. Se você é profissional e está buscando aperfeiçoamento vale muito a pena consultar esse portal, de repente o que você busca pode estar aqui e ainda emite certificado.


Acesse e conheça: www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos/


5° Fundação Bradesco: a escola virtual da Fundação Bradesco também é outra excelente opção para aperfeiçoamento profissional. O acervo de cursos é imenso e vai desde cursos de introdução a fotografia até cursos de programação. Sem dúvidas que vale muito a pena conhecer!


Acesse e conheça: www.ev.org.br




6° Aprender Matemática: se você tem dificuldades no aprendizado desta importante disciplina eu tenho duas dicas valiosas. A primeira trata-se de um canal no YouTube, o Matemática Rio do professor Rafael Procopio. O canal é muito completo, com aulas do conteúdo do ensino fundamental, médio, pré cálculo e cálculo I. Além disso, o professor transmite o conteúdo de forma muito didática, facilitando a compreensão. A segunda dica é o Khan Academy, o ensino de Matemática desta plataforma também é bastante completo, inclusive utilizado em algumas escolas públicas Brasil a fora. Sem dúvidas, eu super recomendo!


Acesse e conheça: www.youtube.com/user/matematicario
Também: https://pt.khanacademy.org/


7° Aprender Inglês: a primeira dica é o famosinho Duolingo, um aplicativo muito completo, que ensina do básico ao mais complexo. Obviamente que você não vai ser fluente em inglês apenas com o Duolingo, mas já é uma grande ajuda. A segunda dica é também do YouTube, dois canais: o primeiro é o Inglês Winner e o Segundo o do Paulo Nideck, ambos são professores e oferecem ensino completo. Aí é só adaptar ao seu modo de aprender.


Dica: quando você quer aprender um novo idioma é super importante que você deixe ele “fazer parte da sua vida”, como assim? Por exemplo: passe a ver filmes somente com o áudio em inglês, no início use legenda, mas vá deixando de usar conforme a sua compreensão do idioma for melhorando, procure ler notícias em jornais do exterior como: Wall Street Journal e Financial Times, com o tempo leia livros em inglês também, ouça músicas e sempre que possível procure praticar com quem já tem domínio do idioma.


Acesse e conheça: www.youtube.com/user/eslwinner
Também: www.youtube.com/user/paulonideck
Não esqueça o Duolingo.


8° YouTube Educação: criado em parceria com a Fundação Lemann o YouTube Educação é um canal no YouTube com conteúdo de disciplinas do ensino fundamental e médio, é como que uma reunião dos conteúdos mais importantes de cada canal do YouTube que aborda esses assuntos. Atualmente também está disponível para Android 4.1 ou superiores o aplicativo EDU.app, nele estão reunidas as 2 mil melhores videoaulas do canal além de exercícios do ENEM dos últimos cinco anos.


Acesse e conheça: https://www.youtube.com/channel/UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg/edu




Percebeu por que você não tem desculpa para não saber hoje em dia? Isso porque listei apenas uma pequena parte do vasto conteúdo que a internet oferece. Apenas quis mostrar as possibilidades! O ideal é que você procure as boas referências do assunto que você quer estudar ou simplesmente curte. Use a tecnologia ao seu favor sempre!


Leia também o artigo sobre grandes ideias da Economia, basta clicar aqui! ;)


E se você gostou dessas dicas não esqueça de compartilhar em suas redes sociais, é importante para que a boa informação possa alcançar o maior número de pessoas =)

Se você tem boas dicas ou algum feedback deixe nos comentários!


Até a próxima!