sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Estudo de Caso: Saiba tudo sobre Elon Musk e Inspire-se!

Gênio, bilionário, filantropo... Conheça Elon Musk o irreverente Tony Stark da vida real!



Você conhece a personalidade por trás deste rosto?




Se você não conhece, garanto, você precisa conhecer! E se já conhece, sem problemas, aprenda um pouco mais, afinal, todo conhecimento é válido não é mesmo?


A definição de inovação é: ação ou ato de inovar, ou seja, modificar antigos costumes, manias, legislações, processos e etc., efeito de inovação ou criação de uma novidade. E a definição de empreendedorismo é: resolver um problema ou situação complicada, empreender basicamente é agregar valor, solucionar problemas visando melhorar a experiência das pessoas e óbvio, lucrar com isso.


Você deve estar se perguntando o que essas definições, que provavelmente você já conhece estão fazendo aí, oras não é um artigo sobre Elon Musk?


Exatamente por isso as descrições, olhando por um todo a vida de Elon Musk percebemos claramente que o gênio levou tais conceitos à risca, o modo de inovar de Musk é, digamos: radical, muitos até o veem como um louco, no melhor sentido da palavra.




Musk não poderia ser outra coisa, ele nasceu para ser um inventor nato. Aos 11 anos de idade por exemplo, enquanto as demais crianças brincavam com seus brinquedos prontos e faziam tudo de modo normal, Musk criou sua primeira invenção. O que ele fez? Criou seu próprio videogame! Mais tarde vendido para uma empresa sul-africana por 500 doláres.


Aliás, deixe-me contar a origem desse mito e falar sobre alguns dados. Elon Musk nasceu em Pretória na África do Sul, no dia 28 de junho de 1971, atualmente está com 44 anos, é basicamente um empreendedor irreverente e bilionário. Simples não?!


Retomando a trajetória, aos 17 anos de idade, Musk mudou-se para os Estados Unidos, onde se formou em Economia na Universidade da Pensilvânia e após um ano obteve também diplomação em Física.




Após concluído o período acadêmico, Musk mudou-se para a Califórnia e começou a surfar também a onda daquele momento, isto é, a onda da internet. Ele criou seu primeiro empreendimento a Zip2, que nada mais era do que uma companhia que desenvolvia conteúdos para portais de notícias.


No ano de 1999, Musk veio a vender a empresa para a Copaq, em uma transação de 307 milhões de dólares, dos quais 22 milhões foram direto para o bolso do acionista Musk.


Em tese, esta é a parte 1 de sua trajetória: bilionário aos 28 anos de idade e agora, finalmente, poderia fazer da vida o que ele sempre sonhou... Isto é, trabalhar!





Musk, gostou deste negócio de internet e decidiu então que deveria surfar um pouco mais esta onda.


Foi então que ele começou mostrar sua irreverência, pensou: com a evolução da internet, as pessoas estão cada vez mais deixando de usar o dinheiro (papel-moeda), logo é necessário uma solução para pagamentos e transferências de dinheiro via internet e que essa solução seja segura .


Foi com esta ideia que nasceu o que hoje conhecemos por PayPal, que mais tarde acabou também sendo vendida ao eBay em uma transação bilionária. Isso mesmo, foram exatos 1,5 bilhões de dólares e deste valor, 10% direto para o bolso do agora bilionário, Elon Musk.


Com esta primeira inovação, podemos perceber de forma bem clara o quão inventivo é Elon Musk, uma vez que o senso comum geralmente caracteriza inovação apenas como melhorar algo que já existe, Musk inovou de fato e criou um novo conceito, algo que até então, a humanidade não conhecia.


Então já bilionário, você deve pensar: agora sim esse cara vai parar de trabalhar e curtir a vida né! Digamos que não! Musk é entusiasta por trabalho, aliás não conheço nenhum bilionário que não seja.




Neste momento da história de Musk ele quer trabalhar em algo mais nobre e tem um objetivo que ele leva muito a sério. O objetivo nada mais é que: salvar a espécie humana. Desde pequeno, Musk é fascinado por viagens espaciais, tanto que um dos lugares onde ele mais se sente bem é o Mars Society, uma associação que reúne entusiastas da exploração de Marte, alguns deles até bem mais conhecidos que Musk, como o cineasta James Cameron.


Foi nesta associação que, através de pesquisas, Musk descobriu que não era tão rico quanto gostaria de ser. Isso porque mandar uma simples sonda a Marte custaria nada menos do que 70 bilhões de dólares.


Com esta constatação, Musk decidiu criar sua própria companhia espacial. Na época ele já dava declarações do tipo: “A humanidade tem mais probabilidade de sobreviver se estivermos em mais de um planeta.” - declaração dada à revista Fast Company.


Com esta certeza nasceu a Space Exploration Technologies, ou SpaceX, como é popularmente conhecida. Esta inovadora companhia, empreendimento de “louco” é a única empresa privada do mundo a colocar em órbita foguetes produzidos com tecnologia própria.


O inovador Elon Musk mais uma vez deixou um marco na história da humanidade. Antes os participantes das “corridas espaciais” eram apenas Estados, representados por agências espaciais, a partir da SpaceX, entram no páreo empresas privadas.






A missão da SpaceX é levada muito a sério por Musk, tanto que ele fechou um acordo com a NASA de 1,6 bilhões de dólares para transportar carga em 12 viagens. Musk pretende depois levar também astronautas e a maior meta é levar o homem a Marte, se possível, a cumprir até 2020. E não duvide que ele fará possível!


Musk é apaixonado por suas criações, por este motivo, obviamente, criar foguetes não foi o suficiente para mantê-lo ocupado. Com isso, em 2004 Musk criou para ele uma nova ocupação, chama-se Tesla Motors e o objetivo basicamente é criar veículos movidos a eletricidade que sejam economicamente acessíveis a toda a população mundial.


Segundo Musk o motor a combustão não foi uma invenção perfeita, uma vez que nos trouxe muitos problemas, como: deixou o mundo dependente do petróleo, nos tornou vítimas do aquecimento global e refém dos produtores, com essas ideias ele decidiu inovar em uma tecnologia que nos traga menos problemas.


Após criar o primeiro sistema de baterias de íon-lítio capaz de alimentar um carro potente sem explodir, a Tesla lançou comercialmente o seu Roadster, inspirando outras montadoras a lançarem os seus protótipos.


O fato rendeu a Tesla, em 2009, um financiamento de 465 milhões de dólares do governo americano. Paralelo a estas conquistas, Musk tenta convencer o mundo de que a energia solar é o futuro.






Em 2005, Musk fundou também, junto ao seu irmão a Solar City. Esta já é a maior fornecedora de painéis solares do EUA.


Em outra declaração audaciosa Musk disse: Claro, se não der para salvar este mundo há outros. O objetivo final de toda a minha trajetória é transformar a humanidade em uma espécie multiplanetária. Em 30 anos haverá bases na Lua e em Marte.” - disse à revista Wired.


Mais algumas ideias “mirabolantes” de Elon Musk


Em 2013, Musk apresentou o Hyperloop, um novo conceito de transporte de alta velocidade. Com este projeto ele pretende ligar Los Angeles a San Francisco em um tempo de viagem estimado em 35 minutos. O custo do empreendimento é de 6 bilhões de dólares e obviamente, Musk o considera super viável.


Ele pretende também bombardear Marte com armas nucleares. Segundo Musk, esta é a melhor forma de tornar o planeta habitável, uma vez que isso derreteria as calotas polares libertando o dióxido de carbono acumulado na superfície, o que estimularia o efeito estufa e tornaria o planeta mais quente.


O próprio Musk pretende morrer em Marte.






Algumas curiosidades...


A Tesla passou por uma grave crise e esteve prestes a falir, junto a isso o casamento de Musk com Justine ia as ruínas. Neste momento, ele teve dúvidas sobre seu futuro e sucesso, uma vez que nada na vida dele estava funcionando naquele momento.


Musk é pai de cinco filhos, sendo gêmeos e trigêmeos. Todos frutos de seu casamento com Justine.


Quando criança Musk devorava livros de ficção científica. Seus autores preferidos eram Robert Heinlein da série História do Futuro, Isaak Asimov de Eu Robô e Série Fundação e também Douglas Adams da saga Guia do Mochileiro das Galáxias.


Sua mãe alega que ele vivia imerso em seu próprio mundo e não respondia quando chamavam, devido a isso seus pais e médicos chegaram a pensar que ele fosse surdo. A conclusão é que até removeram sua adenoide, glândula que fica atrás do ouvido, para tentar melhorar sua audição. Não deu certo!






Caso você não saiba, SIM, Elon Musk é o Tony Stark


O diretor do filme da Marvel, Jon Fraveau, alugou um complexo para as filmagens em Los Angeles que tinha sido da Hughes Aircraft, uma construtora de aeronaves.


Em março de 2007 o ator Robert Downey Jr., que interpreta o Homem de Ferro visitou a sede da SpaceX, em um tour com o próprio Musk.


Downey descreveu a empresa como impressionante – assim como seu fundador. Funcionários andavam pelos corredores de jaleco branco e Musk parecia alguém que poderia trabalhar ao lado deles.


Nesta visita, a ordem de Jon (diretor do filme) a Downey foi exatamente: “ele é o Tony Stark da vida real, vá e aprenda com ele, inspire-se.”


Ator e empresário se tornaram próximos. Musk chegou a aparecer de figurante em Homem de Ferro 2 e Tony Stark tem uma das máquinas da SpaceX em sua oficina, no filme.



Quem será por trás desta máscara? Stark ou Musk?



Recapitulando...


- Elon Musk iniciou sua trajetória empresarial, criando a Zip2, que era uma empresa que desenvolvia conteúdos para portais de notícias na internet, até aí normal.


- Esta primeira empresa foi vendida para a Compaq por 307 milhões de dólares, dos quais 22 milhões foram para o bolso do fundador Musk. Com isso ele se tornou milionário aos 28 anos de idade.


- Musk gostou da “mágica” deste mundo chamado internet e resolveu um 'gap' que encontrou nele. Inovou e criou a PayPal, uma solução para pagamentos e transferências de dinheiro online de forma segura.


- Mais tarde a PayPal também foi vendida em uma transação bilionária para o eBay.


- Musk decidiu lutar por causas nobres e salvar a humanidade é causa a primordial. Ele acredita que se estivermos em mais de um planeta temos maiores chances de não entrar em extinção.


- Criou então a SpaceX, com o objetivo de levar o homem a Marte. Esta é a primeira empresa privada a colocar foguetes em órbita usando tecnologia própria, ou seja, inovou outra vez.


- Criou também a Tesla, cujo objetivo básico é criar carros movidos a energia limpa e pretende que isto se torne normal em todo o mundo.


- Ajudou seu irmão na criação da Solar City, que hoje é maior empresa de painéis solares do EUA.


- O Tony Stark se inspira em Musk.


- Inovação é algo que vai além de melhorar algo que já existe, é romper com o senso comum e criar um jeito novo de resolver problemas.


- O que não falta no Brasil é espaço para inovar, portanto, não tenha medo de arriscar e não ligue se de louco te chamar, Haha, rimou.






Por hoje é isso queridos amigos! Espero que vocês tenham gostado, que tenham aprendido um pouco mais e que tenha sido inspirador.


Se você curtiu, compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais, de repente, esta é a inspiração que falta a algum deles.


Deixe seu comentário...Nos siga nas redes sociais! ;)


E...



Até a próxima! =)