quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

[Jogo Rápido] Falando sobre Educação

Jogo Rápido, como o próprio nome sugere é um quadro onde escrevo pouco, apenas alguns insights sobre determinado tema! Let's go ;)


Falando hoje sobre educação, esses dias estava lendo um livro onde me deparei com os seguintes dizeres de Ken Robinson, que é um dos maiores, senão o maior especialistas em educação do mundo:


“Subitamente os diplomas não valem mais nada. Quando eu era estudante, se você tinha um diploma garantia um emprego. Se não tinha um emprego, era porque não queria.”





Acontece que, a maioria dos sistemas educacionais presentes no mundo têm mais ou menos a mesma base, que é: o ensino de matemática e ciências, humanidades e artes. E basicamente, como todos sabem é um ensino na base da “decoreba”.


Tal modelo foi criado ainda em meados do século 19, em meio à Revolução Industrial, quando era essa a hierarquia que funcionava para o alcance do sucesso.


Agora, parem e pensem na grande diferença de como era o mundo no século 19 e em como ele é hoje. Pensou? Muito diferente não é mesmo? Era uma outra era, o Google não era nem um embrião ainda.


Você não enxerga algo muito errado nisso? O sistema educacional de hoje em dia ainda é factual! Naquela época, tudo bem, pensa em quanto tempo as informações demoravam a circular pelo mundo. Mas hoje em dia? Será que faz sentido? A internet faz com que toda informação se torne instantaneamente conhecida.




O que eu enxergo é que as pessoas estão sendo treinadas em habilidades que raramente vão usar na vida.


Agora uma habilidade que deveria ser cultivada e que é literalmente assassinada com este sistema é a CRIATIVIDADE. Vejam só quantos problemas existem no mundo e quantas pessoas estão de fato preparadas para dar soluções criativas?


Bom, é um excelente tema para reflexão e precisa de muita melhora!


Mas calma, eu sei, nem tudo é só problema. Há várias soluções sendo criadas para isso pelo mundo, principalmente nos EUA. Também não penso que tudo que aprendemos na escola é totalmente inútil. Fato é que muitas coisas devem ser eliminadas e as que são úteis, penso que devem ser ensinadas voltadas à prática e não uma mera “decoreba”.




Obs.: Nem entrei no tema “educação universitária”, mas este também carece de mudanças, fica pra próxima! ;)

Não esquece de deixar aí seu comentário! O que você pensa sobre o tema? Quais possíveis soluções?



Até a próxima! =)